quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Amar à distância

Este é um tema que vai sempre contrapor opiniões, levar a discussões e a trocas de galhardetes, vai sempre envolver palavras como confiança, dedicação e sacrífico. É um tema que ninguém nunca vai saber o que é enquanto não passar por esta realidade. Eu sei o que é, eu passo por essa realidade todos os dias e, por isso mesmo, sinto que tenho ainda mais direito de poder falar abertamente do que é amar à distância.
E podia enveredar por um lado mais amplo da coisa e usar a minha situação atual para dizer que amo à distância toda a gente: os meus pais, o meu irmão, grande parte dos meus amigos, grande parte da minha família... Mas não vou por aí, quero mesmo entrar pelo lado romântico da coisa. 
Namoramos há mais de dois anos e, desde que estamos juntos, o único periodo de tempo em podemos dizer que vivemos na mesma cidade (e na mesma casa) e partilhámos o nosso dia-a-dia em carne e osso foram umas miseras 4 semanas. Além disso, a nossa vida a dois resume-se a fins de semana bem passados, telefonemas longos, videochamadas e mensagens. Não, isto não é uma queixa, de todo. É um agradecimento por tudo o que temos enfrentado juntos.
Não é fácil, claro que não! Há alturas de muito desespero, de choro descontrolado, de ciúmes inexplicáveis, mas acima de tudo há o reencontro, as saudades, a partilha e a confiança, que se desenvolvem na nossa relação de uma forma tão especial e tão intensa.

Há 3 meses a nossa situação voltou a alterar-se e enfretámos um novo desafio: viver em países diferentes. Uma decisão que me orgulho de dizer que tomamos em conjunto, tal como tudo o que fazemos. Nem sempre estamos de acordo, como qualquer casal, mas respeitamos os objetivos e a vontade de cada um de nós, tentando sempre conciliar isso com o bem estar a dois.
Não é uma missão impossível! É certo que fazemos de tudo para nos vermos no máximo de 3 em 3 semanas, mas esse também é um esforço nosso, que sempre soubemos que teria que acontecer. O dia-a-dia não é o mesmo, há coisas que ficam por partilhar ou por contar, ainda que sejam pequenos pormenores, mas graças ao maravilhoso mundo das tecnologias um sorriso, a voz, um gesto familiar faz-nos ter força para superar tudo.
As lágrimas sobem aos olhos repentinamente quando ouvimos a nossa amiga dizer que vai jantar com o namorado, ou quando aquele casal amigo diz que foi ao cinema... Não, não podemos fazer isto todos os dias, mas quando fazemos... É muito melhor e somos ainda mais felizes!
Todos os dias passamos por provações e todos os dias temos conseguido enfrentá-las, sem medos, juntos. E é por isso que agradeço a ti e a mim, porque somos nós que traçamos este caminho, porque só a nós cabe esta decisão de ir em frente e não deixar que nada nem ninguém nos tornem fracos ou inseguros.

Que esteja para breve o fim desta etapa e que venha outra ainda mais feliz, mais brilhante e igualmente desafiante.

"Me, I fall in love with you every single day"

Rita Magalhães

Sem comentários: