segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Cusquices e Cuscuvelhices

Pior caracteristica que descobri ate agora de viver numa ilha com 200 km quadrados: TODA A GENTE FALA DA VIDA DE TODA GENTE. É impressionante a capacidade que as pessoas daqui têm para fazer de tudo para saber mais qualquer coisinha sobre a vida do vizinho. As vezes chego a pensar que nao fazem por mal, que ja lhes esta no sangue... Mas agora que sinto na pele ODEIO!
Primeiro, é impossivel teres um "segredo" (algo mais reservado) ainda que nao o contes a ninguem. Aqui o velho ditado "as paredes têm ouvidos" funciona mesmo sem te aperceberes como e porquê. Segundo, se queres desabafar com alguem tens que te certificar que é a pessoa certa e que nao tem problemas em fechar a boca quando toca a falar da vida dos outros (ainda que em pouco numero essas pessoas existem ca). Terceiro, parte positiva, se pretendes espalhar alguma noticia (tem e que ser boato ou fofoca) basta contares à pessoa "certa"! Inevitavelmente durara 3 dias ate todos os habitantes da ilha de Texel saberem. Basicamente é algo incontrolavel que 60% dos habitantes desta ilha possuem.
Claro que toda a gente gosta de estar num grupo de amigos e comentar os sapatos daquela pindérica que passou na rua ou o cabelo do professor de matematica. A questao é que é reduzido o número de pessoas que se limita aos sapatos ou ao cabelo. Na maioria, fazem questao de referir a boca, o nariz, os brincos e o colar, a roupa e a maneira de andar, sem esquecer o historico familiar e/ou amoroso. Mais aborrecido se torna quando sentes os teus próprios colegas (nao amigos) a "bichanar"sobre ti! Muito mais quando es um estrangeiro que, por sinal, tem hábitos bem diferentes dos deles.
Sinceramente, consigo passar ao lado destas situacoes! E aliás, sinto-me bastante contente por não ser a única que consegue por-se à margem desta "tagarelice". Mas convenhamos que nao é nada agradável pensar no milhão de coisas que estas pessoas podem estar a pensar e a dizer de mim (sim, o pensamento aqui rapidamente se diverge em palavras). Apesar de me estar a queixar deste tipo de atitude sei perfeitamente que existe por todo lado, seja aqui, em Portugal ou do outro lado do Mundo. A questào é como vivemos num sitio mais pequeno, parece que a cuscuvelhice se intensifica.
Bem, nada com que eu não possa lidar e até mesmo aprender com tudo isto. Tal como já disse noutros diários, aqui cada dia é uma nova licão e um motivo para amadurecermos.

Rita Magalhaes

1 comentário:

RuiMag disse...

Sabes Rita, estas coisas acontecem, como dizes no blog, em todo o lado e só as valorizas mais porque estás no "olho do furacão" (passe o exagero)isto é, porque estás aí a viver.
Estas "fofocas" servirão sempre para te fortalecer mentalmente, só tens que ter algum cuidado com o que dizes e a quem o dizes.
Como vês a "dor de cotovelo" existe
"all over the world".
Sê sempre como és.
papá
notinha: importante é o nosso fcp estar a atravessar um fase má, mas os últimos a rir...

Notinh