segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Sinterklaas chegou!

Segundo a tradicao holandesa, no sabado passado chegou a Holanda o "Sinterklaas", uma especie de pai natal com um manto vermelho e um chapeu de papa! Vem de Espanha, de barco acompanhado dos seus "Zwart Piet" (Pedro Preto, uma especie de duendes) que o ajudam a embrulhar os presentes e a distribui-los. O seu aniversario e dia 5 de Dezembro, dia em que os holandeses se reunem e recebem presentes. Dia 6 de Dezembro o Sinterklaas parte de novo para o seu pais! Resumidamente , e isto o Natal dos Holandeses. Mas, por incrivel que pareca, eles tambem festejam o "nosso" Natal. Dia 25 de Dezembro ha noite ha um jantar de gala, que celebra o nascimento do Menino Jesus (ainda que ninguem troque presentes).
Com base nisto, ontem tive o encontro da AFS de Natal. Cada um levou um presente (que deveria dar para rapaz ou rapariga) e fizemos um jogo, que e muito utilizado aqui para trocar presentes. Consiste em os participantes estarem em roda, lancando o dado a vez. Cada numero do dado tem um significado (passar o presente para a direita, desembrulhar um presente a escolha, trocar de presente com alguem, etc). Quando toda a gente lanca o dado, cada um fica com o presente que tem no momento. A minha calhou-me uma soca holandesa a fazer de mealheiro! Mas havia diversos presentes: uma mala de brincar aos medicoes (QUE A MARIA TEVE A SORTE DE FICAR COM ELA ahah), toalhas de banho GRANDES (visto que as de ca sao minusculas), chocolates, velas, livros de sudoku... Uma variedade enorme.
Entretanto chegou ao apartamento onde estavamos (casa de uma das voluntarias da AFS) o Sinterklaas. Chamou um a um e disse algumas coisas a cerca de nos (algumas ate embaracosas) que nao faziamos ideia como e que eles sabiam. No fim descobrimos que eles tinham tido o trabalho de ligar a todos os pais para saber promenores da nossa vida :P Foi mesmo divertido. Sentimos mesmo o espirito de Natal visto que esteve a nevar o tempo todo e nos a beber chocolate quente, bem quentinhos. Uma tarde muito bem passada...

Beijinhos grandes,
Rita Magalhaes

Sem comentários: